domingo, 31 de maio de 2026

VALDERICO JUNIOR FORTALECE POLÍTICA DE RECICLAGEM COM ENTREGA DE NOVO GALPÃO EM ILHÉUS

A inauguração do galpão Recicla Ilhéus, realizada nesta sexta-feira (29), representa mais um passo da gestão do prefeito Valderico Junior na consolidação de políticas voltadas à sustentabilidade e à geração de renda. O ato de entrega reuniu a vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, representantes da imprensa e moradores do município.
O novo equipamento integra as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos sólidos, conforme determina a Lei Municipal nº 3.804/2016. Com a implantação do Recicla Ilhéus, a cidade passa a integrar o grupo de municípios baianos que contam com um espaço estruturado e apropriado para o trabalho de associações de reciclagem, ampliandoas políticas públicas voltadas ao setor no estado. O galpão atenderá trabalhadores da Associação Reciclando para Viver Melhor, que atuavam no antigo lixão do Itariri, que foi desativado em 2022. Além da entrega da estrutura, a Prefeitura de Ilhéus também vem desenvolvendo ações de apoio às famílias vinculadas à associação, por meio da distribuição de cestas básicas.
Os trabalhadores passam a contar a partir de agora com um ambiente mais organizado e seguro para desenvolver suas atividades, armazenar materiais e ampliar a capacidade de comercialização dos recicláveis.De acordo com Valderico Junior, a entrega reforça o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores da reciclagem e com a geração de oportunidades para o setor. “Quem trabalha com reciclagem sabe das dificuldades que enfrenta no dia a dia. Esse galpão é uma forma de dar mais condições para que esses trabalhadores possam produzir mais, organizar melhor o material e aumentar sua renda”, afirmou.
A entrega do galpão também fortalece as cooperativas e amplia as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos e à preservação ambiental.

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton após uma publicação em que críticos foram chamados de “imbeCIS”, termo usado pela parlamentar em meio a debates sobre sua eleição para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara.  
A ação havia sido apresentada pela ONG Mátria, que pedia indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos. No entanto, o juiz Giordano Costa, da 4ª Vara Cível de Brasília, entendeu que a fala estava inserida no contexto de debate político e protegida pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar.  
Na decisão, o magistrado afirmou que a ação apresentava “nítido viés de perseguição política” e que tentava transformar o Judiciário em árbitro de disputas ideológicas. Segundo ele, divergências políticas e críticas públicas fazem parte do ambiente democrático e não configuram automaticamente dano coletivo.  
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e reacendeu discussões sobre os limites da liberdade de expressão no debate político brasileiro. Enquanto apoiadores da deputada defenderam a decisão como proteção à livre manifestação parlamentar, críticos questionaram o tom utilizado por representantes públicos durante discussões ideológicas.  

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Prefeito Valderico Jr acabar de anunciar em suas redes sociais o CANCELAMENTO do evento que estava marcado para o mês de junho.

Ilhéus não terá festejos juninos! O prefeito Valderico Jr acabar de anunciar em suas redes sociais o CANCELAMENTO do evento que estava marcado para o mês de junho. Segundo ele, atendendo as normativas do Ministério Público e focando no que mais importa no momento .
Os festejos, que já estavam na programação de muitas bandas e também dos foliões vai esperar mais um ano 
"Nosso São João Amado voltará mais forte e mais amado ano que vem". Disse o líder do executivo municipal.
 Pessoal, não teremos o Meu São João Amado 2026. A decisão, embora difícil, foi tomada com muita responsabilidade, em respeito às normativas do Ministério Público."

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um reajuste no preço da gasolina vendida às distribuidoras

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um reajuste no preço da gasolina vendida às distribuidoras. A mudança entra em vigor nesta sexta-feira (29) e vale para a gasolina tipo A (vendida às distribuidoras antes da mistura com etanol).
Segundo a estatal, o preço da gasolina A terá aumento de R$ 0,48 por litro. Ao mesmo tempo, no entanto, a Petrobras aplicará um desconto de R$ 0,44 por litro por meio de uma subvenção econômica criada pelo governo federal para segurar a alta do combustível.
Para as distribuidoras, portanto, o valor médio do litro passará de R$ 2,57 para R$ 2,61, uma alta de R$ 0,04. Para o consumidor, o impacto deve ser ainda menor, segundo a Petrobras.

domingo, 24 de maio de 2026

prefeitura alerta empresas a tirarem cabeamento de poste em praça...

Cabeamentos de internet e telefonia devem ser removidos para permitir a retirada de poste
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que realizará a remoção de um poste localizado na Praça Lomanto Júnior, próximo à cabeceira da Ponte.
Para a execução do serviço, as empresas de internet e telefonia que possuem cabeamentos instalados no local deverão retirar as estruturas sob sua responsabilidade até o dia 25 de maio.
Após esse prazo, a Prefeitura dará continuidade aos procedimentos necessários para a remoção do poste. A retirada prévia dos cabeamentos é indispensável para a realização do serviço.

Detran exigirá exame toxicológico de motoristas brasileiros em 2026 — quem não fizer perderá o direito de dirigir..

O Brasil adotou uma nova regra para candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. O exame toxicológico se tornou obrigatório, conforme decisão do Congresso Nacional. Essa exigência, implementada em todo o país, afeta aspirantes a condutores que agora devem apresentar um laudo negativo antes de dirigir qualquer veículo.A medida vem em resposta a preocupações com o aumento do consumo de drogas entre jovens, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Pesquisas mostram crescimento no uso de substâncias ilícitas entre pessoas de 14 a 29 anos, grupo com alto índice de acidentes de trânsito. Essa exigência já havia sido imposta para motoristas profissionais em 2016.
Nova face da habilitação
Além da obrigatoriedade do exame toxicológico, outras alterações estão sendo propostas para tornar o processo de habilitação mais acessível, como o programa “CNH para Todos” em 2026.

sábado, 23 de maio de 2026

Deolane é presa veja notícias


Investigação aponta Deolane como “verdadeiro caixa” do PCC.
Expressão aparece em documento que embasou pedido de prisão preventiva e descreve papel atribuído à influenciadora em suposta estrutura de lavagem de dinheiro.
A investigação que levou à prisão da influenciadora e advogada Deolane Bezerra realizada nesta quinta-feira (21), pelo Gaeco de Presidente Prudente e com apoio da Polícia Civil de São Paulo, atribui a ela um papel central na suposta engrenagem financeira observada pela Operação Vérnix.
Em um dos trechos mais contundentes do relatório policial acolhido pelo Ministério Público e utilizado como fundamento para o pedido de prisão preventiva, os investigadores afirmam que Deolane funcionaria como um “verdadeiro caixa” do PCC (Primeiro Comando da Capital), ocultando recursos e permitindo sua circulação com aparência de legalidade.
A expressão aparece no capítulo que trata da necessidade de decretação das prisões cautelares. Segundo o documento, restou demonstrado que Deolane Bezerra funciona como um “verdadeiro caixa da facção criminosa, ocultando valores em seu nome, os quais estão sempre disponíveis à ORCRIM (organização criminosa)”.
Para além disso, o relatório indica que a “atuação pública e midiática favorece referida situação, transparecendo ares de legalidade”, em referência ao lado influencer de Deolane.
Na prática, a expressão utilizada pelos investigadores não se refere à guarda física de dinheiro. No contexto descrito nos autos, o termo é usado para indicar alguém que, segundo a tese investigativa, teria função de receber, movimentar, concentrar ou dar aparência de origem lícita a recursos supostamente vinculados à organização criminosa.
Segundo o relatório do inquérito policial, a investigação concluiu que havia uma estrutura organizada para lavagem de capitais composta por diferentes núcleos, como decisório, financeiro, operacional e familiar, que atuariam de forma coordenada e permanente. De acordo com os investigadores, Deolane estaria inserida na fase de integração dos recursos ao sistema financeiro formal.

domingo, 17 de maio de 2026

A Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) moveu três ações de execução fiscal contra o deputado federal Lindbergh Farias

A Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) moveu três ações de execução fiscal contra o deputado federal Lindbergh Farias em abril de 2026. O município cobra judicialmente o montante de R$ 4.972.512,27 por dívidas inscritas na dívida ativa, relativas a condenações aplicadas pelo TCE-RJ durante sua gestão como prefeito.
Condenações do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) referentes a irregularidades e falta de prestação de contas durante o período em que ele administrou a cidade.

A disputa pela Presidência no 1º turno, segundo novo DatafolhaO instituto entrevistou 2.004 eleitores entre a terça-feira 12 e a quarta 13... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/a-disputa-pela-presidencia-no-1o-turno-segundo-novo-datafolha-2/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Uma pesquisa Datafolha publicada neste sábado 16 indica empate técnico no primeiro turno da disputa pela Presidência da República. O presidente Lula (PT) aparece na liderança numérica com 38% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro...(PL), segundo colocado, marca 35%.
O instituto entrevistou 2.004 eleitores entre a terça-feira 12 e a quarta 13. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00290/20...A maioria das entrevistas, segundo o Datafolha, ocorreu antes da revelação, pelo site The Intercept Brasil, das conversas entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, então dono do Master, sobre repasses multimilionários para um filme de prop...Lula (PT): 38%
Flávio Bolsonaro (PL): 35%
Romeu Zema (Novo): 3%
Ronaldo Caiado (PSD): 3%
Renan Santos (Missão): 2%
Samara Martins (UP): 2%
Augusto Cury (Avante): 2%
Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
Branco/nulo/nenhum: 9%
Não sa..

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconselhou o empresário Daniel Vorcaro a não vender o Banco Master

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconselhou o empresário Daniel Vorcaro a não vender o Banco Master ao BTG Pactual em uma negociação considerada simbólica nos bastidores. A conversa aconteceu em reunião no Palácio do Planalto, em dezembro de 2024, segundo informações divulgadas pelo UOL.  
De acordo com a reportagem, Vorcaro relatou a Lula as dificuldades enfrentadas pelo Banco Master e pediu conselho sobre seguir no mercado ou avançar em uma possível venda ao BTG, de André Esteves. Lula teria recomendado que o empresário mantivesse o banco e aguardasse a troca no comando do Banco Central.  
Segundo o UOL e o Poder360, participaram do encontro nomes como o ministro Rui Costa, o economista Gabriel Galípolo e representantes ligados ao Banco Master. 

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Sérgio Moura reforça apoio a Flávio Bolsonaro e pede CPMI do banco master

O senador Sergio Moro afirmou nesta quinta-feira (14) que a oposição já reuniu assinaturas para a instalação da CPMI do Banco Master, em meio ao desgaste político envolvendo o senador Flávio Bolsonaro e o empresário Daniel Vorcaro, citado em investigações e suspeitas relacionadas a operações financeiras. Moro disse que Flávio apresentou explicações sobre o caso e reforçou apoio à criação da comissão, defendendo uma apuração “ampla e profunda” e afirmando que “quem não deve, não teme”.
Na mesma manifestação, o ex-juiz da Lava Jato elevou o tom contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, acusando o partido de tentar barrar investigações no Congresso e citando escândalos como Mensalão e Petrolão. Moro afirmou que há um ambiente de disputa política em torno de investigações envolvendo o Banco Master e criticou a atuação do governo em relação a CPIs.
O senador também defendeu a criação de uma Agência Estadual Anticorrupção no Paraná, caso avance seu projeto político no estado, com foco no combate à corrupção. Segundo Moro, a proposta teria como objetivo fortalecer mecanismos de fiscalização e garantir maior independência no enfrentamento a irregularidades administrativas. 

CONDENADO PELA MORTE DA PRÓPRIA FILHA DE 5 ANOS É ENCONTRADO MORTO EM PRESÍDIO EM MG

🚨 CONDENADO PELA MORTE DA PRÓPRIA FILHA DE 5 ANOS É ENCONTRADO MORTO EM PRESÍDIO EM MG
Adrian Juliano Martins Herculano, condenado pela morte da própria filha de apenas 5 anos, foi encontrado morto dentro da cela onde cumpria pena no Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Paranaíba, em Minas Gerais.
Segundo as informações divulgadas pelas autoridades, agentes penitenciários localizaram o detento já sem sinais vitais durante procedimentos de rotina na unidade prisional. Os primeiros levantamentos apontam que ele teria utilizado um lençol improvisado para atentar contra a própria vida.
O caso que levou à condenação de Adrian aconteceu em 2023, na cidade de Monte Santo de Minas, e causou forte comoção em todo o país. Conforme o Ministério Público, a criança teria sido brutalmente agredida após o homem se irritar porque ela havia feito xixi no chão da residência.
Além do homicídio triplamente qualificado, ele também foi condenado por ocultação e vilipêndio de cadáver, recebendo pena superior a 33 anos de prisão.
A Polícia Civil e a Polícia Penal irão investigar as circunstâncias da morte dentro da unidade prisional.
Portal Gaúcho de Notícias, com informações de: Patos Hoje.

terça-feira, 12 de maio de 2026

Em ano eleitoral Lula anuncia o fim dos impostos nas blusinhas..

O governo Lula está preparando o fim da cobrança de 20% sobre importações de até US$ 50 (equivalente a R$ 245), realizadas em sites como Shopee, SHEIN e AliExpress. A proposta é enviar uma medida provisória ainda em maio para eliminar o imposto, buscando melhorar a imagem do presidente, especialmente após o lançamento do Novo Desenrola.
Curiosamente, foi o próprio Lula quem instituiu essa taxa em agosto de 2024. O imposto estabelece 20% para compras de até US$ 50 e 60% para valores superiores, com um abatimento fixo de US$ 20. Essa medida afetou severamente as classes sociais de menor renda: uma pesquisa da Plano CDE revelou que o consumo de importados pelas classes C, D e E diminuiu 35% entre junho de 2024 e abril de 2025, um impacto três vezes maior que o observado nas classes A e B, que registraram queda de 11%.
Uma pesquisa da AtlasIntel e Bloomberg apontou que 62% dos brasileiros consideram a criação do imposto um erro do governo, enquanto apenas 30% a veem como acertada. Diante dessa alta rejeição, o Palácio do Planalto busca reverter a situação, visando as eleições de 2026, transformando a revogação da taxa numa espécie de benefício ao consumidor.

Alexandre de Moraes deve pautar o tema no plenário do STF após manifestação da PGR e do Palácio do Planalto..

Os ministros do Supremo Tribunal Federal devem validar a Lei da Dosimetria, mesmo após a suspensão de seus efeitos por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
No STF, Moraes é o relator das ações que envolvem os investigados na trama golpista. Logo..após a promulgação da lei pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), condenados por participação em atos antidemocráticos apresentaram pedidos de redução de pena com base no novo texto...Os ministros do Supremo Tribunal Federal devem validar a Lei da Dosimetria, mesmo após a suspensão de seus efeitos por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
No STF, Moraes é o relator das ações que envolvem os investigados na trama golpista. Logo...O ministro solicitou que a Procuradoria-Geral da República e o Advocacia-Geral da União se manifestem sobre os pedidos. Em seguida, Moraes deve pautar o tema no plenário do STF para discussão entre todos os magistrados. Interlocutores da Corte avalia...

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Jojo todinho causou polêmica nas redes sociais.

Jojo Todynho voltou a repercutir nas redes sociais após comentar a suspensão da venda de um lote de detergentes da Ypê pela Anvisa. A cantora afirmou que não pretende descartar os produtos da marca que já possui em casa e ironizou a situação ao declarar: “Contaminado está o Brasil de corrupção.”
A declaração rapidamente viralizou e dividiu opiniões. Admiradores elogiaram a postura da artista e disseram que ela fez uma crítica ao cenário político do país. Já outros consideraram a fala exagerada diante de uma medida sanitária adotada pela agência reguladora. O episódio aumentou ainda mais a repercussão em torno da Ypê, que nos últimos dias tem sido alvo de debates, campanhas de apoio e pedidos de boicote nas redes sociais.

Idoso acusado de assédio em BRT e linchado no BRT.

Um idoso foi agredido por passageiros dentro de um ônibus do BRT após uma mulher acusá-lo de assédio. Segundo relatos, a acusação provocou revolta imediata e o homem acabou sendo cercado e espancado ainda no coletivo.
Após a análise das imagens de segurança, a polícia constatou que o idoso apenas havia perguntado se poderia sentar ao lado da passageira, sem qualquer atitude de assédio. O caso gerou forte repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre julgamentos precipitados e as graves consequências de acusações sem a devida apuração dos fatos.

Nova lei muda composição e rotulagem dos chocolates no Brasil.

NOVA LEI MUDA COMPOSIÇÃO E ROTULAGEM DOS CHOCOLATES NO BRASIL 
Os chocolates vendidos no Brasil passarão a seguir novas regras de composição e transparência após a sanção da Lei 15.404/2026.
A legislação estabelece percentuais mínimos de cacau para diferentes categorias e obriga fabricantes a informar, na parte frontal da embalagem, a quantidade de cacau presente no produto.
➡️ Entre as mudanças:
✔️ Chocolate ao leite deverá conter no mínimo 25% de sólidos de cacau
✔️ Chocolate em pó precisará ter pelo menos 32% de cacau
✔️ Informações sobre o teor de cacau terão mais destaque nas embalagens
A medida vale tanto para produtos nacionais quanto importados e busca evitar que consumidores sejam induzidos ao erro por embalagens de produtos com baixo teor de cacau.
A nova lei também é vista como um avanço para fortalecer a cadeia produtiva do cacau e aumentar a qualidade dos produtos comercializados no país.
#Chocolate #Cacau #Brasil #LeiDoChocolate #Consumidor #Bahia #Cacauicultura

sábado, 9 de maio de 2026

Ilhéus duplicação da zona sul de ser retomada com praso de 540 dias para finalizar...

O contrato para retomada da duplicação da BA-001 em Ilhéus prevê a execução dos serviços em até 540 dias, contados a partir desta quinta-feira (7), data de sua publicação, conforme extrato obtido pelo PIMENTA. Como antecipado pelo site no dia 15 de abril, a empresa Coesa Construção e Montagens S.A venceu a licitação no valor de R$ 29.190.510,34.
Trata-se da segunda etapa da duplicação do trecho da BA-001 na zona sul do município, que se estenderá por 3,5 quilômetros, da Cabana Guarany até o residencial Brisa do Mar. A primeira etapa, entregue em 2021, duplicou a rodovia integrando-a ao sistema viário da Ponte Jorge Amado, inaugurada no ano anterior. Todas intervenções resultadas de investimentos do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).
As obras da segunda etapa da duplicação estão paradas desde julho de 2024, quando o Grupo Ideal, primeira empresa contratada para os serviços, desmontou seu canteiro e interrompeu a execução do contrato. Segunda contratada para a execução do trabalho, a DX Construtora não chegou a iniciá-lo..

quinta-feira, 7 de maio de 2026

Brasil um país aonde multa bilionária vira piada..

📜 Brasil, o país onde até multa bilionária vira piada pronta…
A JBS tinha uma multa de R$ 10,3 bilhões. Mas aí o ministro Dias Toffoli, com sua caneta digna de fada madrinha, decidiu suspender o pagamento. ✨  
Sim, é verdade: a empresa se livrou da cobrança no STF. E sim, também é verdade que a esposa dele, Roberta Rangel, advoga para a J&F (controladora da JBS).  
Agora, se você esperava que o Brasil fosse sério… parabéns, você ainda acredita em Papai Noel. 🎅  
Porque aqui funciona assim: você rala pra pagar imposto, enquanto empresas gigantes conseguem transformar bilhões em pó com uma assinatura. E o melhor: tudo dentro da lei, com direito a toga e cafezinho. ☕⚖️  
Final feliz: empresa salva, ministro tranquilo, advogada atuando. E nós? Nós seguimos no papel de palhaço oficial da República — só falta o nariz vermelho no CPF..

Funcionários denuncia situação precatória na minha casa minha vida no Iguape ilhéus Bahia

Funcionários da obra do condomínio Minha Casa Minha Vida, no Mirante do Almada, no Iguape, em Ilhéus, estão denunciando uma série de problemas graves enfrentados no local. Segundo os relatos, trabalhadores estão há mais de 15 dias sem acesso a água potável adequada, sendo obrigados a consumir água quente. Em alguns casos, funcionários afirmam que precisaram tirar dinheiro do próprio bolso para comprar copos, já que estavam pegando recipientes do lixo, lavando, para conseguir beber água.
Além disso, os trabalhadores denunciam um ambiente de pressão e medo, com relatos de ameaças de demissão, perseguição e falta de segurança tanto no campo técnico quanto no canteiro de obras. A situação tem gerado revolta entre os colaboradores.
Outro ponto grave é a demissão de 17 funcionários, que, segundo as denúncias, não receberam valores referentes a horas trabalhadas nem produção.
Os trabalhadores afirmam que já buscaram apoio do sindicato, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. Diante disso, fazem um apelo direto ao Ministério do Trabalho para que fiscalize a situação e tome as medidas cabíveis.
O caso chama atenção para possíveis irregularidades trabalhistas e condições desumanas enfrentadas por quem atua na construção do empreendimento.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Declarações de um humorista sobre a realidade do nordeste.

O humorista Emerson Ceará voltou a repercutir nas redes sociais após responder a críticas sobre uma declaração envolvendo suas memórias do sertão nordestino. Segundo ele, páginas na internet chegaram a afirmar que teria sido “cancelado” após relatar que suas lembranças da região são marcadas por dor e sofrimento.
Em vídeo, o comediante afirmou que não pretende suavizar sua visão apenas para agradar opiniões políticas. “Eu não vou falar que é maravilhoso só para agradar a ‘esquerdada’”, disse. Ele explicou que sua percepção vem da própria vivência e relembrou dificuldades enfrentadas ao longo da vida no interior.
Emerson também destacou que, mesmo após cerca de 20 anos fora da região, ainda enxerga poucos avanços ao retornar. “Volto lá e vejo os mesmos buracos, o mesmo povo necessitado”, afirmou, em tom crítico. De forma irônica, ele questionou se esperavam que dissesse que o sertão teria se transformado em um lugar turístico idealizado.
O episódio reacende o debate sobre como o Nordeste é retratado no discurso público, evidenciando o contraste entre experiências individuais e a complexidade social de uma das regiões mais diversas do país.

Aconteceu na política brasileira

Petista pede que o povo vá às ruas: “Derrubar o veto de Luiz Inácio Lula da Silva ao PL da Dosimetria é um novo golpe contra a democracia brasileira. Precisamos resistir! Sem anistia para golpistas!”

domingo, 3 de maio de 2026

Governo autoriza mais álcool na gasolina o que será que vai acontecer com os carros soa gasolina.

⛽ Quando Lula tomou posse em janeiro de 2023, a mistura obrigatória de Etanol na Gasolina era de 27%. Em 2025 subiu para 30%. E agora, em 2026, ele confirma o novo aumento para 32% de Etanol na Gasolina.
O governo diz que é para “baratear” o combustível. Mas tem um porém: Etanol é mais corrosivo e higroscópico (absorve água do ar). Isso causa oxidação em partes metálicas, ressecamento de borrachas e mangueiras, e pode danificar componentes do sistema de injeção — principalmente em carros mais antigos ou que rodam só com gasolina.
Por isso que os mecânicos “agradecem”... mais serviço na oficina.
Além disso, Etanol tem menor poder energético. Ou seja: ele gasta mais rápido que a gasolina pura. O preço na bomba pode até parecer menor, mas você precisará abastecer com mais frequência. No final, a economia costuma ser superficial, quem paga a conta (e o conserto) é o dono do carro.

sábado, 2 de maio de 2026

Família e amigos espera resposta sobre desaparecimento de jovem em ilhéus Bahia

PROCURA-SE 💔
Alan Carlos Nascimento Dos Santos 
Meu filho continua desaparecido desde o dia 13 de julho de 2024, Ilhéus 
A dor da ausência ainda é grande, mas a nossa esperança de encontrá-lo continua mais forte do que nunca. Filho, onde você estiver, eu nunca vou desistir de te encontrar, eu só quero te abraçar mais uma vez.
A sua família segue esperando por você todos os dias, não importa como você esteja, volte pra casa! Quantas saudades de vc!
Se alguém tiver qualquer informação, por favor entre em contato. Qualquer detalhe pode fazer toda a diferença.
Nós ainda acreditamos e vamos te encontrar. 🙏💔
(73991271624)

Hospital se manifestou sobre o caso com o senador magno malta vejam..

A administração do Hospital DF Star, localizado em Brasília, informou que está apurando internamente um incidente ocorrido na última quinta-feira, 30 de abril, envolvendo o senador Magno Malta (PL-ES) e uma técnica de enfermagem da unidade.
De acordo com o relato da profissional, a agressão — um tapa no rosto — teria acontecido durante o atendimento ao parlamentar. Após o episódio, a técnica de enfermagem registrou um boletim de ocorrência contra o senador nas autoridades policiais do Distrito Federal.
Em nota oficial, o hospital ressaltou que preza pela segurança e integridade de seus colaboradores e que está colaborando com as investigações. O senador Magno Malta, por sua vez, nega as acusações, classificando o episódio como um mal-entendido ou uma interpretação equivocada de suas ações durante o procedimento médico.
O caso segue sob investigação policial para esclarecer as circunstâncias do ocorrido e verificar as imagens das câmeras de segurança, caso disponíveis, para corroborar os depoimentos colhidos.
Fontes:
Portal VEJA (Reportagem: "Hospital se pronuncia sobre acusação de técnica de enfermagem contra Magno Malta").
Informações da Assessoria de Imprensa do Hospital DF Star.
Registros da Polícia Civil do Distrito Federal.

ACM Neto deve ser eleito governador na Bahia para trazer modernidade e progresso ao povo baiano com muita gestão eficiente.

ACM Neto deve ser eleito governador na Bahia para trazer modernidade e progresso ao povo baiano com muita gestão eficiente.

Renault Kwid após um motorista enfrentar uma sequência de falhas graves no eixo traseiro do veículo.

Um relato preocupante acendeu o alerta para proprietários do Renault Kwid após um motorista enfrentar uma sequência de falhas graves no eixo traseiro do veículo. O problema começou quando o eixo se desprendeu do conjunto no lado esquerdo, levando o carro para uma concessionária em Uberlândia, onde o conserto foi pago pelo cliente.
O que mais chama atenção é que o proprietário chegou a questionar se não deveria reforçar o lado direito preventivamente, mas recebeu a garantia de que não era necessário. Meses depois, o óbvio aconteceu: o lado direito também falhou, quase causando um acidente maior e levantando dúvidas sobre a resistência estrutural do componente.
Mesmo com o carro fora da garantia, uma nova análise técnica descobriu que o veículo fazia parte de uma campanha de reparo (recall) justamente para esse componente, o que permitiu o serviço sem custo. No entanto, a falha foi tão feia que a roda acabou destruindo a caixa de roda, exigindo um serviço de funilaria que, segundo o dono, ficou com acabamento e mecânica ruins.
O caso levanta um debate sério sobre a qualidade do diagnóstico preventivo nas revisões e se certas falhas estruturais não deveriam ser tratadas com muito mais rigor pelas montadoras antes que o pior aconteça nas estradas.
Você já teve problemas com o eixo do Kwid ou confia na robustez do "compacto" da Renault? Acha que a concessionária deveria ter trocado os dois lados logo de primeira? Comenta sua experiência e compartilha esse alerta com quem tem um desses na garagem! 👇