segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Prazo para justificar voto vai até dia 6 de dezembro


Eleitores que deixaram de votar no primeiro turno das eleições municipais deste ano e não justificaram no dia do pleito, poderão apresentar justificativa até a próxima quinta-feira (6). Segundo o chefe da 15ª Zona Eleitoral, Márcio Jorsito, a justificativa tem que ser comprovada com documentação e todas as petições ainda serão analisadas pelo Juiz Eleitoral. Jorsito também comentou que os eleitores que não apresentarem a justificativa ficam impedidos, dentre outras consequências, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino.
O requerimento de justificativa eleitoral está disponível gratuitamente no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nos cartórios eleitorais ou nos postos de atendimento ao eleitor. Após preencher o formulário, o eleitor deve apresentá-lo ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. Para justificar a ausência no dia da eleição é necessário o número do título e um documento de identificação com foto. Caso o eleitor não tenha votado também no segundo turno da eleição, terá que justificar novamente, obedecendo aos mesmos critérios até o dia 27 de dezembro.

FAMÍLIA QUE ERA PROPRIETÁRIA DO NELSON COSTA VAI RECEBER INDENIZAÇÃO DE 2 MILHÕES


Em 1979, durante a primeira gestão do ex-prefeito Antonio Olímpio, uma área da zona sul de Ilhéus foi o cenário de uma grande invasão.O local pertencia à família do coronel Eustáquio Bastos, intendente que governou a cidade entre 1920 a 1923.Da grande invasão, surgiu o bairro Nelson Costa.A prefeitura não indenizou os proprietários e o caso foi parar na justiça.Trinta e três anos depois, a prefeitura de Ilhéus será obrigada a quitar sua dívida com a família Bastos.O Tribunal de Justiça da Bahia, depois de ver sua decisão confirmada pelo Supremo Tribunal Federal,  emitiu um precatório no valor de dois milhões e cem mil reais. O montante sairá da cota deste mês do fundo de participação dos municípios.Enquanto isso, servidores municipais em greve lastimam dois meses de salários atrasados. Os vencimentos de dezembro e o décimo terceiro também não serão pagos.