sábado, 20 de outubro de 2012

JORGE BAHIA E NEWTON LIMA QUEREM LOTEAR O MORRO DE PERNAMBUCO


Patrimônio da cidade pode ser entregue à iniciativa privada.

No apagar das luzes, o prefeito Newton Lima e o secretário de planejamento Jorge Bahia pretendem lotear o Morro de Pernambuco, patrimônio histórico e natural de Ilhéus.A dupla planeja derrubar o decreto de tombamento do morro, assinado em 1997, durante o governo de Jabes Ribeiro.O ex-secretário de obras do município, Paulo Goulart, representante dos interesses da iniciativa privada, faz pesado lobby para que a medida seja levada à frente.

POLICIA REALIZA MEGA OPERAÇÃO PARA PRENDER ASSASSINOS DO PM






 Policiais militares de Ilhéus e Itabuna, com apoio de Salvador, realizam em toda a cidade de Ilhéus,uma mega operação para prender os homens que assassinaram nesta manhã de sábado, o policial militar Lima, que se encontrava na hora de um assalto, ao supermercado Meira da Princesa Isabel. Lima conseguiu ainda matar um dos bandidos, mais não deu sorte e foi baleado e morto. Outros dois bandidos conseguiram fugir e um está ferido dentro do mangue. A PM usa helicóptero e lancha, para tentar localizar os elementos.

Newton e Jabes conversam sobre transição de governo


Na tarde dessa sexta-feira (19), o prefeito eleito Jabes Ribeiro esteve no palácio Paranaguá para acertar detalhes da transição com o prefeito Newton Lima. Acompanhado do seu vice, Cacá Colchões, e o vereador eleito e presidente do PP, Jamil Ocké, Jabes ouviu do atual prefeito que todas as medidas serão tomadas para uma transição de governo com tranquilidade e clareza.
A transição de governo é feita com transparência dos números, das contas e prestações de dados, que são significativos para que o prefeito eleito possa gerir o patrimônio público municipal.
Segundo a Resolução do TCM, a ausência de regras e disciplinas poderá acarretar prejuízos ao funcionamento da máquina pública, ocasionando prejuízos formais insuperáveis, bem como trazer lesões para o patrimônio municipal.

Operação policial prende 10 pessoas e apreende drogas e armas em Ilhéus


Dez pessoas foram presas em uma operação policial iniciada na madrugada desta sexta-feira (19), no município de Ilhéus. De acordo com o coordenador regional de polícia, Irineu Andrade, 220 policiais, sendo 110 da Polícia Civil e 110 da Polícia Militar, participam da Operação Sisme, cujo objetivo é combater o tráfico de drogas.
Dos presos, dois tinham mandado de prisão decretado e outros oito foram pegos em flagrante. Outras 14 pessoas chegaram a ser detidas, mas foram liberadas depois de ouvidas, informou a polícia.
saiba mais Segundo Andrade, 15 armas foram apreendidas, o que inclui cinco pistolas, cinco revólveres, uma submetralhadora, um fusil e três rifles. Também foram encontrados pela polícia um colete balístico, 1,5 Kg de pasta base de cocaína, 330g de crack e uma pequena quantidade de maconha.
As pessoas presas e o material apreendido foram encaminhados para a delegacia territorial de Ilhéus.

ILHÉUS E ITABUNA TÊM 134 CASAIS HOMOSSEXUAIS DECLARADOS


De acordo com os dados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital baiana é a terceira com maior número de casais gays, com 1.595 uniões. Em todo o país, o censo identificou 60 mil casais, sendo a maioria em São Paulo (7.532) e Rio de Janeiro (5.612).Na Bahia foram contabilizados um total de 3,3 mil casais gays, com maior concentração em Salvador. Em seguida, está a segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, com 119. As outras cidades que também contabilizaram um número considerável de casais homoafetivos foram Lauro de Freitas (90), Ilhéus (77), Porto Seguro (71), Camaçari (71), Itabuna (57) e Vitória da Conquista (43).Por regiões, o Nordeste fica na segunda colocação com 20% de todos os casais do país. O censo também revelou que a maioria das uniões homossexuais são formadas por mulheres (53%) e por católicos (47,4%), sendo que a maioria também não são uniões formais (com registro civil ou religioso).

NOVAS VIATURAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA A PARTIR DE HOJE

O patrulhamento, a investigação e a perícia técnica, realizados pela polícia baiana, contam am partir de hoje, com mais 250 viaturas para servir à capital e ao interior. Elas foram entregues no Jardim de Alah, em Salvador, e a solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge.
Os veículos entregues representam a primeira parte de um total de 589 viaturas adquiridas pelo Estado. Neste lote, 117 serão para a Polícia Militar, 110 para a Polícia Civil e 23 para o Departamento de Polícia Técnica. O investimento na melhoria das condições de trabalho na segurança faz parte das ações do programa Pacto pela Vida.
Nos últimos seis anos, o Estado incorporou às forças policiais 2.928 viaturas e renovou o contrato de locação de mais 700, além de adquirir dez bases comunitárias móveis. “Temos investido em equipamentos e qualificação para que a polícia possa ter condições cada vez melhores de combater a criminalidade e dar segurança à população. Por isso estão aí as bases comunitárias e todos os investimentos que fazemos”, disse Wagner.