quinta-feira, 24 de maio de 2012


Da Super Interessante 

É o que mostra uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com pouco mais de 400 mil pessoas. Em 14 anos de estudo, cientistas compararam a taxa de mortalidade de quem bebe café com aqueles que não bebem. Resultado: houve menos mortes entre os participantes que tomavam, pelo menos, 3 xícaras ao dia, do que aqueles que não tomavam café.

Quem bebe menos de 3 xícaras ganha uma vantagem ínfima sobre quem dispensa o café, quase irrelevante. Mas quem toma de 4 a 5 xícaras diariamente tem vantagem sobre todos. É a medida ideal. Homens que bebiam essa quantidade tinham até 12% menos chances de morrer; já as mulheres tinham mais 16% de chances de viver – sempre na comparação com quem não toma nada de café.

Para os mais viciados, que tomam 6 xícaras ou mais ao dia, as chances de morrer diminuem 10% neles e 15% nelas. Quem bebe de 2 a 3 xícaras, pode viver até 10%, se for homem, e 5%, se for mulher.

Apesar da associação positiva entre sobrevivência e consumo de café, os pesquisadores não garantem que o mérito de viver mais seja exclusivamente da bebida. “Não é possível concluir que essa relação entre consumo de café e mortalidade reflete causa e efeito”, diz Neal Freedman, chefe da pesquisa. “Mas podemos especular sobre os benefícios do café na saúde. Este estudo mostrou uma relação inversa entre o consumo da bebida e as mortes”. A pesquisa considerou todos os motivos de óbitos: desde derrames até infecções e diabetes.
Então, vai um cafezinho?

O Blog do Gusmão vai participar da 3ª edição do Encontro Nacional de Blogueiros, que começa na próxima sexta-feira (25), às 18h, em Salvador.

O evento vai reunir ativistas digitais, estudantes e políticos de todo o Brasil e abrirá discussões importantes sobre comunicação, internet e a importância dos blogs.

No sábado (26), a partir das 09h, o editor deste blog, Emílio Gusmão, vai debater o tema “Em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão”, ao lado dos jornalistas Paulo Henrique Amorim (www.conversaafiada.com.br ),  do paraense Lúcio Flavio Pinto (www.jornalpessoal.com.br ), e do paranaense Esmael Moraes (www.esmaelmorais.com.br ), todos vítimas de censura do judiciário.

Durante o evento, que se estende até o domingo (27), o Blog do Gusmão vai disponibilizar a transmissão ao vivo das atividades.

Fique ligado!




Os baixos índices de imunização em todo o País obrigaram o Ministério da Saúde a prorrogar a Campanha de Vacinação contra Gripe até o dia 1º de junho. Para se ter uma ideia, na Bahia apenas 55% do público-alvo tomou a vacina, o que representa 1.168.747 de pessoas. A campanha seria encerrada nesta sexta, 25.
A vacinação contra a gripe tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Devem ser vacinados idosos, crianças entre seis meses e dois anos, trabalhadores da área de saúde, indígenas e gestantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, houve redução de 64,1% nas mortes causadas pela gripe H1N1 entre 2010 e 2011. Foram 53 óbitos ante 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% – de 9.383 para 5.230. As doses da vacina estão disponíveis nos postos de saúde.
 Acaba de acontecer um tiroteio em frente a uma central de mototáxi na avenida Bionor Rebouças, no bairro São Roque, em Itabuna. Dois homens morreram e outros  quatro, que ficaram feridos, foram levados no carro de um comerciante até o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.Vizinhos dizem que pelo menos 12 tiros foram ouvidos. Leandro José Francisco dos Santos, o  Léo, tentou fugir, correndo para dentro de um bar, mas morreu no local, com quatro tiros. 
 A segunda vítima, Elinaldo Carvalho dos Santos, 24 anos, o Nado, pintor de parede, morreu com vários tiros, ao dar entrada no hospital de Base.Outros quatro  jovens foram levados para o Hospital de Base, Alex Souza Santos, 27 anos, Carlos Tavares Junior, 24 anos,o Guga, e Raicar.  Lentes Mágicas de Gerson Teixeira.

A Coelba enviou ofícios à Prefeitura de Itabuna, Câmara de Vereadores e Justiça informando que deu 15 dias de prazo à gestão do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) para que negocie as contas em atraso.
De acordo com a direção da companhia de eletricidade, o Hospital de Base não paga as contas de energia desde novembro do ano passado. São sete meses em atraso e um “papagaio” de R$192.529,78.
Se não pagar dentro de 15 dias, o alicate come…

No Salobrinho, em cada esquina tem uma pilha de lixo. A coleta deveria acontecer na última segunda-feira (21), mas até agora nada.

Os moradores, que não podem seguir a orientação de Gerson e guardar o lixo em casa, são obrigados a colocar o material na rua e ver a pilha crescer.

Na rua principal da comunidade, além do lixo, em tempos de chuva a lama toma conta. O último asfaltamento (de péssima qualidade) foi feito há mais de cinco anos e não suportou, dando lugar ao barro.