sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ele e Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula (Caetés27 de outubro de 1945nota 1 ), é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro. Foi o trigésimo quinto presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerceu de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011. Foi sucedido na presidência pela candidata governista Dilma Rousseff6 .
Luiz Inácio da Silva, conhecido como Lula, forma hipocorística de "Luís", ganhou esta alcunha nos tempos em que era representante sindical. Posteriormente, este apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome legal para poder representá-lo eleitoralmente.7 É cofundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual precisou lidar por anos com radicais que foram contra sua mudança de estratégia econômica após três derrotas em eleições presidenciais.8 Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.9
Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula é o único presidente do Brasil nascido em Pernambuco, muito embora este seja um estado com forte tradição política. Seu patrimônio pessoal, conforme declarado à justiça eleitoral por ocasião das eleições de 2006, foi avaliado em cerca de 840 mil reais.10
Lula é muitas vezes considerado como o político mais popular da história do Brasil e, no período do seu mandato, um dos mais populares no mundo.11 Programas sociais como o Bolsa Família e Fome Zero são marcas de seu governo. Lula teve um papel de destaque na evolução recente das relações internacionais, incluindo o programa nuclear do Irã e do aquecimento global, e foi descrito como "um homem com ambições audaciosas para alterar o equilíbrio de poder entre as nações". Foi considerado pela revista Time uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo de 2010, e foi chamado de "o político mais bem-sucedido de seu tempo". Em outubro de 2011, Lula, que fora fumante durante 40 anos, foi diagnosticado com câncer de laringe e começou um tratamento de quimioterapia rapidamente. Desde que o câncer foi encontrado, ele conseguiu recuperar-se, e desde então, anunciou seu retorno à política.

Testemunhas ouviram o PM Waldir Amaral implorar pela própria vida, antes de ser morto em Conquista

Corpo do soldado, que trabalhava na guarda do quartel, foi encontrado com vários ferimentos de golpes de faca. Crime aconteceu na madrugada desta sexta-feira (23).Um policial militar foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira, 23, no bairro Miro Cairo, na zona oeste do município de Vitória da Conquista (a km de Salvador), no Sudoeste do Estado. Waldir Meira Amaral, de 49 anos, que atuava na guarda da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi morto a facadas. O crime aconteceu por volta das 1h30. Moradores do local informaram à policia que ouviram três gritos de um homem pedindo para não ser morto. Com medo, os moradores não saíram de casa. Por volta das 12h, crianças que brincavam no local, uma rua de terra no lado oposto ao conjunto habitacional do Miro Cairo, no Anel Viário, perto do Condomínio Minha Casa Minha Vida, onde o militar morava, e encontraram o corpo do PM jogado num matagal. Waldir Amaral deixou esposa e dois filhos, um de três anos e outro de cinco, do primeiro casamento. O corpo do soldado, que trabalhava na guarda do quartel, foi encontrado com vários ferimentos de golpes de faca. O comandante da 78a CIPM, major Celmo Luís de Sales, informou que o soldado não tinha inimigos e estava de folga e desarmado quando o crime aconteceu. “A pessoa que está ameaçada geralmente anda armada, mas ele não. Era uma pessoa calma e não tinha inimigos, até onde sabemos. pode ser que tenha discutido com alguém”, contou.O major afirmou ainda que o militar foi atingido com nove facadas. “Nos braços e costas como se tentasse se defender dos golpes. A Delegacia de Homicídios está tentando levantar alguma testemunha ocular, mas até no final da noite não temos nenhuma informação. estranho porque não é comum uma pessoa andar de madrugada. Foi um crime de ódio, a DH está investigando para saber o motivo. Ninguém foi ouvido ainda”, disse o comandante Celmo de Sales, da 78a CIPM. A delegacia de Homicídios (DH) está investigando o crime.