terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Lei aprova limite de velocidade para 130km/h nas estradas de via dupla em decisão que surpreende motoristas e já está em vigor na Argentina

Limite de 130 km/h nas estradas argentinas chama atenção e supera o brasileiro. Entenda regras, comparações e impactos na segurança viária.Regulamentação argentina chama atenção por permitir velocidades máximas elevadas em rodovias de pista dupla, aproximando o país de padrões adotados em importantes vias europeias.
A Argentina adota hoje um dos limites máximos de velocidade mais altos da América do Sul em rodovias de pista dupla: até 130 km/h para automóveis e motocicletas em autopistas e autovias, conforme previsto na Lei Nacional de Trânsito 24.449, em vigor em todo o país.
O patamar, associado a vias com melhor infraestrutura e separação física entre os sentidos, chama a atenção de motoristas brasileiros acostumados a limites menores nas estradas.
Embora o limite de 130 km/h não seja uma novidade na legislação argentina, o tema voltou a ganhar destaque ao ser comparado com as regras de trânsito de outros países da região, como o Brasil, e de nações europeias que adotam parâmetros semelhantes ou até mais flexíveis.