domingo, 31 de maio de 2026

VALDERICO JUNIOR FORTALECE POLÍTICA DE RECICLAGEM COM ENTREGA DE NOVO GALPÃO EM ILHÉUS

A inauguração do galpão Recicla Ilhéus, realizada nesta sexta-feira (29), representa mais um passo da gestão do prefeito Valderico Junior na consolidação de políticas voltadas à sustentabilidade e à geração de renda. O ato de entrega reuniu a vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, representantes da imprensa e moradores do município.
O novo equipamento integra as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos sólidos, conforme determina a Lei Municipal nº 3.804/2016. Com a implantação do Recicla Ilhéus, a cidade passa a integrar o grupo de municípios baianos que contam com um espaço estruturado e apropriado para o trabalho de associações de reciclagem, ampliandoas políticas públicas voltadas ao setor no estado. O galpão atenderá trabalhadores da Associação Reciclando para Viver Melhor, que atuavam no antigo lixão do Itariri, que foi desativado em 2022. Além da entrega da estrutura, a Prefeitura de Ilhéus também vem desenvolvendo ações de apoio às famílias vinculadas à associação, por meio da distribuição de cestas básicas.
Os trabalhadores passam a contar a partir de agora com um ambiente mais organizado e seguro para desenvolver suas atividades, armazenar materiais e ampliar a capacidade de comercialização dos recicláveis.De acordo com Valderico Junior, a entrega reforça o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores da reciclagem e com a geração de oportunidades para o setor. “Quem trabalha com reciclagem sabe das dificuldades que enfrenta no dia a dia. Esse galpão é uma forma de dar mais condições para que esses trabalhadores possam produzir mais, organizar melhor o material e aumentar sua renda”, afirmou.
A entrega do galpão também fortalece as cooperativas e amplia as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos e à preservação ambiental.

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton após uma publicação em que críticos foram chamados de “imbeCIS”, termo usado pela parlamentar em meio a debates sobre sua eleição para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara.  
A ação havia sido apresentada pela ONG Mátria, que pedia indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos. No entanto, o juiz Giordano Costa, da 4ª Vara Cível de Brasília, entendeu que a fala estava inserida no contexto de debate político e protegida pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar.  
Na decisão, o magistrado afirmou que a ação apresentava “nítido viés de perseguição política” e que tentava transformar o Judiciário em árbitro de disputas ideológicas. Segundo ele, divergências políticas e críticas públicas fazem parte do ambiente democrático e não configuram automaticamente dano coletivo.  
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e reacendeu discussões sobre os limites da liberdade de expressão no debate político brasileiro. Enquanto apoiadores da deputada defenderam a decisão como proteção à livre manifestação parlamentar, críticos questionaram o tom utilizado por representantes públicos durante discussões ideológicas.