Recebemos na manhã desta quinta feira(31), várias denuncias do comércio ilegal de imóveis do Programa Federal Minha Casa Minha Vida que fica localizado no km 5 da Rodovia BR 415. Denominado de Moradas do Porto, 1.300 unidades foram distribuídas na gestão passada para pessoas que fizeram o cadastro em Ilhéus. Muitas denuncias de irregularidades estão sendo apuradas. O que chamou a atenção, foi a revelação surpreendente de uma moradora, afirmando que 3 apartamentos foram "VENDIDOS" pelo valor de R$ 5.000,00 cada unidade. Essa denuncia deve ser apurada e punir os culpados.
Outra irregularidade que está ocorrendo no condomínio, é o aluguel de imóveis com valores que chegam até R$ 500,00 mensais, se o objetivo do programa é beneficiar pessoas que não possuem moradia, então porque quem foi "sorteado" está alugando?
No contrato rege que os imóveis deveriam servir apenas como residencial, sendo proibido o uso dos mesmos para fins comercias, porém, já existem casos que moradores estão comercializando bebidas alcoólicas e cigarros dentro de casa, com livre acesso ao consumo entre menores de idade.
No local, já existe o inicio da formação do comercio informal, como: Ponto de motoboys, bomboniere, depósito de água mineral e barraca para venda de bebidas, cigarros e até tira gosto.
O posto da PM continua fechado e a creche ainda não tem previsão para ser aberta.
Atenção, uma grande invasão está sendo articulada para acontecer até o próximo dia 4/02, conforme relatou um morador do local.
