sexta-feira, 5 de junho de 2026

Rui Costa e O caso envolve a aquisição de 300 respiradores em 2020

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu o envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) da investigação sobre a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia da Covid-19.
Segundo manifestação encaminhada ao STJ, há suspeitas de que recursos relacionados ao contrato de R$ 48 milhões possam ter sido ocultados ou transformados em patrimônio fora do alcance das autoridades, o que pode configurar lavagem de dinheiro.
O caso envolve a aquisição de 300 respiradores em 2020, quando Rui Costa era governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste. Os equipamentos nunca foram entregues e os valores pagos antecipadamente não foram recuperados.
A Polícia Federal segue investigando o destino dos recursos. O ministro Og Fernandes, do STJ, decidirá se o inquérito será remetido novamente ao STF.
Até o momento, Rui Costa não se manifestou sobre o assunto..

Rui Costa O caso dos respiradores é uma das maiores marcas de irresponsabilidade do PT na Bahia.

O caso dos respiradores é uma das maiores marcas de irresponsabilidade do PT na Bahia.
Segundo manifestação da Procuradoria-Geral da República, o inquérito sobre a compra de respiradores no governo Rui Costa deve voltar ao STF, diante de suspeitas que podem envolver lavagem de dinheiro e ocultação de recursos.
Estamos falando de um contrato de R$ 48 milhões, assinado durante a pandemia, para a compra de respiradores que nunca chegaram. O dinheiro público saiu dos cofres, os equipamentos não foram entregues e a população baiana ficou sem resposta.
Enquanto milhares de famílias sofriam com a covid-19, o governo do PT autorizou pagamento antecipado a uma empresa sem a documentação necessária para importar os aparelhos. O resultado foi um escândalo nacional, prejuízo milionário e nenhuma recuperação do valor perdido.
A Bahia não aguenta mais esse modelo de poder que trata o dinheiro público como se não tivesse dono. Tem dono sim: é do povo baiano.
Como pré-candidato a deputado estadual, defendo uma Bahia com transparência, fiscalização de verdade e coragem para enfrentar os abusos de quem passou anos mandando no estado.
O povo merece saber a verdade. E quem errou precisa responder.