O governo diz que é para “baratear” o combustível. Mas tem um porém: Etanol é mais corrosivo e higroscópico (absorve água do ar). Isso causa oxidação em partes metálicas, ressecamento de borrachas e mangueiras, e pode danificar componentes do sistema de injeção — principalmente em carros mais antigos ou que rodam só com gasolina.
Por isso que os mecânicos “agradecem”... mais serviço na oficina.
Além disso, Etanol tem menor poder energético. Ou seja: ele gasta mais rápido que a gasolina pura. O preço na bomba pode até parecer menor, mas você precisará abastecer com mais frequência. No final, a economia costuma ser superficial, quem paga a conta (e o conserto) é o dono do carro.