quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SENADO APROVA REGRAS QUE ENDURECEM “LEI SECA” E MULTA VAI A R$ 1,9 MIL


O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (18), Projeto de Lei da Câmara que torna a legislação que pune motoristas alcoolizados mais rigorosa (PLC 27/2012). A proposta, que segue à sanção presidencial, prevê aumento da multa, além da apreensão da carteira, como punição para quem dirigir sob efeito de bebida alcoólica.
Com a proposta, a multa para quem for dirigindo bêbado será de R$ 1.915,40 e será aplicada em dobro em caso de reincidência. A proposta ainda admite outros meios de prova além do bafômetro, como foto e vídeo, para comprovar o uso de álcool pelo motorista.
Esses recursos deverão ser utilizados para caracterizar o crime de direção do veículo por condutor embriagado, mas há expectativa quanto à sua aceitação pelo Judiciário, já que atualmente o entendimento é de que não é possível verificar um índice específico de alcoolemia sem o bafômetro ou o exame de sangue. Da Agência Senado.

ILHÉUS LIMPA: INICIATIVA PRIVADA DÁ OUTRO TOM AO CENTRO HISTÓRICO


Reação ao abandono em um dos principais destinos turísticos da Bahia. A iniciativa privada assumiu por conta própria o serviço de limpeza pública das ruas e avenidas do centro histórico de Ilhéus. Desde ontem, a Construtora Cicon está coletando lixo e faz a roçagem e pintura de meio fio das áreas turísticas da Terra de Gabriela, afetada pela paralisação na limpeza pública.
Roque Lemos, diretor da Cicon, afirma que a ação da empresa reflete preocupação com a qualidade de vida ilheense e a imagem do destino turístico. “Hoje recebemos mais um cruzeiro marítimo e já temos outro aspecto no centro histórico”, disse, ressaltando a responsabilidade social da empresa com a qualidade de vida no município sul-baiano. Neste final de ano, o grande acúmulo de lixo nas ruas está entre as maiores reclamações de turistas e nativos.

Jamil Ocké,sera o futuro secretário de desenvolvimento social

Jamil e a árdua missão.
Jamil e a árdua missão.

Levantamento prévio da equipe de transição aponta que em Ilhéus há, pelo menos, 38 imóveis alugados com pagamentos atrasados. Na maioria, os prédios sediavam programas sociais.Alguns proprietários estão sem receber os pagamentos há oito meses. O calote nos alugueis é um dos motivos para o fechamento das unidades do PETI e Projovem na cidade.O vereador eleito Jamil Ocké, futuro secretário de desenvolvimento social, pasta que coordena esses e outros programas, terá que resolver o problema em poucos meses, para garantir o pleno funcionamento e evitar a perda de verbas federais.Ao Blog do Gusmão, Jamil disse que abriu mão da vaga na câmara a pedido de Jabes e enfrentará os problemas da pasta como um desafio em nome da cidade.