quarta-feira, 24 de junho de 2026

Jaques Wagner deixa liderança do governo no senador por ligação ao caso master..

Jaques Wagner é um senador muito próximo ao presidente Lula e atuava como o principal representante (líder) do governo no Senado desde o começo do atual mandato. Ele também já foi governador da Bahia e é um dos políticos mais importantes do PT no estado.
Durante uma operação, a Polícia Federal encontrou quase meio milhão de reais em dinheiro vivo — em dólares e euros — em locais ligados ao senador.
Além do dinheiro em espécie, a investigação descobriu que a família de Wagner recebeu um pagamento de R$ 3,5 milhões de uma empresa suspeita. Para a Justiça, essa é uma prova clara de que o senador tinha ligações diretas com os empresários investigados no esquema do Banco Master.
O governo agora está muito preocupado com o lado político dessa história. O receio é que esse escândalo envolvendo um aliado tão forte acabe abafando outras denúncias contra Flávio Bolsonaro. O filho do ex-presidente também teve relações de negócios com esse mesmo grupo de empresários e até pediu dinheiro a eles para financiar um filme sobre Jair Bolsonaro....

terça-feira, 23 de junho de 2026

Argentina anunciou que zerou temporariamente o imposto de exportação de veículos produzidos no país.

A Argentina anunciou que zerou temporariamente o imposto de exportação de veículos produzidos no país, reduzindo a alíquota de 4,5 por cento para zero. A medida entra em vigor em julho e tem validade prevista de um ano, com o objetivo de aumentar a competitividade da indústria automotiva local nos mercados internacionais.
Segundo estimativas do setor, a redução tributária pode diminuir o custo final dos veículos exportados em cerca de 2 por cento. Isso pode favorecer modelos produzidos na país e vendidos no Brasil, como Hilux, Ranger e Amarok, ampliando a competitividade desses veículos frente a concorrentes de outros mercados.
A iniciativa faz parte da estratégia do governo local para fortalecer a indústria nacional e aumentar as exportações. Embora não exista garantia de redução imediata nos preços ao consumidor brasileiro, a medida pode contribuir para condições mais favoráveis de comercialização dos veículos importados do país vizinho ao longo dos próximos meses.

Gilmar Mendes afirmou nesta segunda feira que Mendonça cometeu erro

O ministro do STF Gilmar Mendes afirmou nesta segunda-feira (22) que o colega de Corte André Mendonça cometeu um “erro crasso” ao participar de tratativas relacionadas à possível delação premiada do ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Em entrevista ao programa Roda Viva, Gilmar sustentou que a negociação de acordos de colaboração é atribuição exclusiva da Polícia Federal e do Ministério Público, sem participação do relator ou do juiz responsável pelo caso. A declaração ocorre em meio às investigações do chamado Caso Master, após Mendonça relatar ter recebido proposta de uma suposta “delação seletiva” envolvendo Vorcaro, episódio que ampliou as divergências dentro do Supremo sobre a condução do processo.

domingo, 21 de junho de 2026

Brasil Ministros do STF têm evitado a ideia de assistir aos jogos da Copa do Mundo realizados nos Estados Unidos

 VERGONHA INTERNACIONAL: Ministros do STF têm evitado a ideia de assistir aos jogos da Copa do Mundo realizados nos Estados Unidos. O receio é serem barrados na chegada aos aeroportos ou até mesmo na entrada dos estádios por eventuais efeitos remanescentes da Lei Magnitsky.
No ano passado, a administração norte-americana sancionou Alexandre de Moraes com base a Lei Magnitsky e restringiu vistos de várias autoridades. Só Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques teriam sido poupados.
O ministro Luís Roberto Barroso deixou o STF logo após o término de sua Presidência em outubro. A Magnitsky estava em vigor. Ele declarou várias vezes que a restrição a vistos era “desagradável”, “Uma pena que tem acontecido, é injusto, mas não deixa de ser uma competência discricionária de cada país”, continua.

sábado, 20 de junho de 2026

Atenção Jaque Vagner era intermediário de Lula

Muitas provas estão vindo à tona sobre aquilo que sempre denunciei - o envolvimento de membros do governo Lula estarem envolvidos no escando do banco Master. Lembro que o mesmo ministro de Lula, votou contra o relatório da CPMI do INSS, comissão que iniciou as denúncias do Mater! Muitas verdade ainda virão!

A Polícia Federal apreendeu 55 mil dólares e 33 mil euros em endereços ligados ao senador Jaques Wagner, O povo baiano merece explicação

A Polícia Federal apreendeu 55 mil dólares e 33 mil euros em endereços ligados ao senador Jaques Wagner, um dos principais nomes do PT na Bahia.
Dinheiro em moeda estrangeira, busca e apreensão, investigação sobre fraude financeira e suspeita de benefício milionário envolvendo o Banco Master.
O povo baiano merece explicações.
Depois de quase 20 anos do PT governando a Bahia, o que vemos é um estado abandonado na saúde, na segurança, na educação e agora novamente cercado por escândalos envolvendo figuras poderosas do partido.
Não é perseguição.
É investigação.
E quem não deve, explica.
A Bahia não aguenta mais esse ciclo de poder, silêncio e privilégios.
Chega. A Bahia precisa virar essa página.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Atenção ilhéus partir do dia 22 pode ave greve em ilhéus

⚠️ ATENÇÃO, ILHÉUS!

A greve nacional dos garis e margaridas foi confirmada para o próximo dia 22 de junho e poderá afetar diretamente os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana em diversas cidades do país, incluindo Ilhéus.
O movimento tem como objetivo pressionar o Senado Federal a votar o Projeto de Lei dos Garis e Margaridas, que prevê direitos e garantias para os trabalhadores da limpeza urbana.
Caso haja adesão da categoria no município, a população poderá enfrentar atrasos ou interrupções na coleta de resíduos. A paralisação está prevista para ocorrer por tempo indeterminado.📍 Acompanhe a Rádio Bahiana para mais informações sobre os impactos da greve na cidade de ilhéus..

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Dívidas antigas deixam de ser cobradas com nova regra aprovada pela Justiça

Mudanças também permitem reunir diferentes dívidas do mesmo contribuinte em uma única ação e preveem automatização do controle de prazos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma proposta que pode encerrar milhares de processos de cobrança de dívidas parados há mais de 15 anos. A medida faz parte de um pacote para reduzir o estoque de ações e aumentar a eficiência do Judiciário.. Pelas novas regras, os tribunais terão 90 dias para intimar os credores nos casos que estão sem andamento há mais de 15 anos. A mudança também alcança execuções fiscais suspensas há mais de seis anos..Se o credor não se manifestar ou não indicar bens que possam ser penhorados, o processo poderá ser extinto por prescrição intercorrente. Na prática, o direito de cobrar a dívida será perdido em razão da longa paralisação da ação..Com o reconhecimento da prescrição, a cobrança ficará impedida tanto na esfera judicial quanto na administrativa. O devedor também não poderá permanecer inscrito em cadastros de inadimplentes, a Certidão de Dívida Ativa deixará de poder ser protestada e outras medidas de cobrança perderão seus efeitos.
A proposta altera a Resolução nº 547/2024 e foi apresentada pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, durante a 9ª Sessão Ordinária do colegiado, na terça-feira (9).
Outras mudançasO texto também traz mudanças para tornar as execuções fiscais mais ágeis. Entre elas está a possibilidade de reunir em um único processo diferentes débitos do mesmo contribuinte, como IPTU, IPVA e ITR, desde que haja iniciativa das Fazendas Públicas. A expectativa é reduzir o número de ações e tornar mais eficiente a recuperação de créditos públicos.
Outra medida prevista é a autorização para que tribunais e fazendas públicas firmem acordos de cooperação com o objetivo de padronizar procedimentos. Além disso, as cortes terão 180 dias para implantar sistemas automatizados de controle de prazos nas execuções fiscais.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Urgente grave acidente ná ilhéus Itabuna


Acidente grave envolvendo caminhão e moto deixou duas pessoas feridas, no trecho da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, na altura do antigo posto fiscal da Polícia Rodoviária Estadual. 
Guarnições da polícia militar e do corpo de bombeiros estão no local garantindo os primeiros-atendimentos às vítimas, para posteriormente, serem encaminhadas até o hospital. 
Conforme apurado pelo jornalismo investigativo do Fábio Roberto Notícias, os ocupantes da moto caídos na via estão trajando uniforme de trabalho, porem a circunstâncias ainda estão sendo apuradas pelas autoridades. 
O caminhão foi parar no matagal às margens da rodovia, entretanto, o estado de saúde do condutor não foi revelado.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Quando a narrativa defende o culpado e acusa o inocente

Uma publicação nas redes sociais gerou debates ao comparar as viagens internacionais da primeira-dama Janja da Silva com as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros para viajar de avião. Na mensagem, uma mulher criticou o que considera um tratamento diferente dado pela imprensa e por setores da opinião pública.
“Janja viajou para 20 países enquanto o preço das passagens de avião disparava e ninguém a chamou de privilegiada”, escreveu a internauta.
A crítica faz referência às diversas viagens internacionais realizadas pela primeira-dama ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o início do atual governo. Janja participou de compromissos oficiais em diferentes continentes, acompanhando agendas diplomáticas, encontros multilaterais e eventos internacionais.
Ao mesmo tempo, o aumento do custo das passagens aéreas tornou-se uma das principais reclamações dos consumidores nos últimos anos. Fatores como alta do combustível de aviação, custos operacionais, variação cambial e aumento da demanda foram apontados pelo setor como responsáveis pela elevação dos preços.
Nas redes sociais, a publicação dividiu opiniões. Críticos do governo afirmam que existe uma desconexão entre a realidade enfrentada pela população e a rotina de autoridades que viajam frequentemente ao exterior. Já apoiadores argumentam que as viagens fazem parte das atividades institucionais ligadas à representação do Brasil em eventos internacionais.
O comentário viralizou justamente por tocar em um tema sensível para muitos brasileiros: o custo crescente para viajar, em contraste com a intensa agenda internacional de integrantes do governo federal.

domingo, 7 de junho de 2026

Onda tropical e ciclone atuam juntos e provocam ‘chuvarada’ de 200 mm em várias regiões.

A combinação entre uma onda tropical e um ciclone extratropical deve aumentar o volume de chuva no país, com acumulados que podem superar 200 mm. Ciclone extratropical e onda tropical vão elevar os volumes de chuva nos próximos dias
Um ciclone extratropical e uma onda tropical devem atuar simultaneamente sobre o Brasil na próxima semana. Os sistemas favorecem a formação de áreas de instabilidade e elevam os volumes de chuva em diversas regiões do país. A combinação dos sistemas ocorre em um período normalmente mais seco do outono, mas a atuação da MJO (Oscilação de Madden-Julian) deve alterar esse padrão e estimular precipitações acima da média. O reflexo da MJO poderá ser observado nas projeções de anomalias de chuva previstas entre os dias 8 e 15 de junho.
O fenômeno atmosférico é conhecido por influenciar a formação de nuvens e tempestades em regiões tropicais e, desta vez, deve favorecer a ocorrência de chuva em grande parte do território brasileiro. Onda tropical e ciclone extratropical devem trazer chuvas intensas e ventos fortes ao Sul
A atuação conjunta da onda tropical e do ciclone extratropical será um dos principais fatores para o aumento das chuvas na próxima semana. No Sul, podem ocorrer temporais com chuva intensa e ventos que podem chegar a 70 km/h.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Rui Costa e O caso envolve a aquisição de 300 respiradores em 2020

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu o envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) da investigação sobre a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia da Covid-19.
Segundo manifestação encaminhada ao STJ, há suspeitas de que recursos relacionados ao contrato de R$ 48 milhões possam ter sido ocultados ou transformados em patrimônio fora do alcance das autoridades, o que pode configurar lavagem de dinheiro.
O caso envolve a aquisição de 300 respiradores em 2020, quando Rui Costa era governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste. Os equipamentos nunca foram entregues e os valores pagos antecipadamente não foram recuperados.
A Polícia Federal segue investigando o destino dos recursos. O ministro Og Fernandes, do STJ, decidirá se o inquérito será remetido novamente ao STF.
Até o momento, Rui Costa não se manifestou sobre o assunto..

Rui Costa O caso dos respiradores é uma das maiores marcas de irresponsabilidade do PT na Bahia.

O caso dos respiradores é uma das maiores marcas de irresponsabilidade do PT na Bahia.
Segundo manifestação da Procuradoria-Geral da República, o inquérito sobre a compra de respiradores no governo Rui Costa deve voltar ao STF, diante de suspeitas que podem envolver lavagem de dinheiro e ocultação de recursos.
Estamos falando de um contrato de R$ 48 milhões, assinado durante a pandemia, para a compra de respiradores que nunca chegaram. O dinheiro público saiu dos cofres, os equipamentos não foram entregues e a população baiana ficou sem resposta.
Enquanto milhares de famílias sofriam com a covid-19, o governo do PT autorizou pagamento antecipado a uma empresa sem a documentação necessária para importar os aparelhos. O resultado foi um escândalo nacional, prejuízo milionário e nenhuma recuperação do valor perdido.
A Bahia não aguenta mais esse modelo de poder que trata o dinheiro público como se não tivesse dono. Tem dono sim: é do povo baiano.
Como pré-candidato a deputado estadual, defendo uma Bahia com transparência, fiscalização de verdade e coragem para enfrentar os abusos de quem passou anos mandando no estado.
O povo merece saber a verdade. E quem errou precisa responder.

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Deputado do PT culpa Bolsonaro por avanço do Comando Vermelho na Bahia

Deputado do PT culpa Bolsonaro por avanço do Comando Vermelho na Bahia
Parlamentar alegou que comunidades baianas tem sido tomadas pelo crime organizado, sob responsabilidade da oposição
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), comentou sobre recentes denúncias de famílias que tem sido expulsas de suas residências por facções criminosas que atuam em Salvador.
O parlamentar estadual alegou que comunidades baianas têm sido tomadas pelo crime organizado, classificando a situação como “terrível”.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Gigante das farmácias com 25 mil funcionários toma decisão e põe fim à escala 6×1

Maior rede de farmácias do Rio Grande do Sul iniciou testes com a escala 5x2 em parte das lojas enquanto o Congresso discute o fim da jornada 6x1.  Farmácias São João adotam 5×2 em algumas unidades enquanto acompanham o debate sobre o fim da escala 6×1.  A Farmácias São João, maior rede de farmácias do Rio Grande do Sul, começou a testar a escala 5×2 em parte de suas lojas desde o início de maio. A mudança, que garante duas folgas semanais aos trabalhadores, ocorre em meio ao avanço das discussões sobre o fim da escala 6×1 no Congresso Nacional.. Com quase 25 mil funcionários e mais de mil unidades espalhadas pelo Sul do país, a empresa afirma que a medida busca preparar a operação para possíveis mudanças na legislação trabalhista e entender como colaboradores e gestores se adaptam ao novo modelo. Farmácias São João adotam 5×2 para se antecipar às mudanças
A decisão foi confirmada pelo presidente da Farmácias São João, Pedro Henrique Brair. Segundo ele, a empresa resolveu iniciar os testes antes mesmo de uma definição oficial sobre as novas regras trabalhistas.A ideia é acompanhar de perto os impactos da mudança no dia a dia das lojas e evitar surpresas caso a proposta em discussão no Congresso seja aprovada. Para não sermos surpreendidos, em algumas lojas nós já estamos com a 5×2. Até para sentir como nos adaptamos e como os colaboradores se adaptam”, afirmou o executivo.



segunda-feira, 1 de junho de 2026

Já começou a falta de caminhoneiros no Brasil

A falta de caminhoneiros no Brasil virou destaque em uma reportagem da Band, que mostrou o impacto da escassez de motoristas no transporte de cargas. Empresas já relatam dificuldade para contratar profissionais e parte da frota começa a ficar parada nos pátios.
Durante a reportagem, caminhoneiros contaram que a profissão vem perdendo força por causa da baixa remuneração, insegurança nas rodovias, assaltos e o longo período longe da família...

domingo, 31 de maio de 2026

VALDERICO JUNIOR FORTALECE POLÍTICA DE RECICLAGEM COM ENTREGA DE NOVO GALPÃO EM ILHÉUS

A inauguração do galpão Recicla Ilhéus, realizada nesta sexta-feira (29), representa mais um passo da gestão do prefeito Valderico Junior na consolidação de políticas voltadas à sustentabilidade e à geração de renda. O ato de entrega reuniu a vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, representantes da imprensa e moradores do município.
O novo equipamento integra as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos sólidos, conforme determina a Lei Municipal nº 3.804/2016. Com a implantação do Recicla Ilhéus, a cidade passa a integrar o grupo de municípios baianos que contam com um espaço estruturado e apropriado para o trabalho de associações de reciclagem, ampliandoas políticas públicas voltadas ao setor no estado. O galpão atenderá trabalhadores da Associação Reciclando para Viver Melhor, que atuavam no antigo lixão do Itariri, que foi desativado em 2022. Além da entrega da estrutura, a Prefeitura de Ilhéus também vem desenvolvendo ações de apoio às famílias vinculadas à associação, por meio da distribuição de cestas básicas.
Os trabalhadores passam a contar a partir de agora com um ambiente mais organizado e seguro para desenvolver suas atividades, armazenar materiais e ampliar a capacidade de comercialização dos recicláveis.De acordo com Valderico Junior, a entrega reforça o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores da reciclagem e com a geração de oportunidades para o setor. “Quem trabalha com reciclagem sabe das dificuldades que enfrenta no dia a dia. Esse galpão é uma forma de dar mais condições para que esses trabalhadores possam produzir mais, organizar melhor o material e aumentar sua renda”, afirmou.
A entrega do galpão também fortalece as cooperativas e amplia as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos e à preservação ambiental.

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton após uma publicação em que críticos foram chamados de “imbeCIS”, termo usado pela parlamentar em meio a debates sobre sua eleição para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara.  
A ação havia sido apresentada pela ONG Mátria, que pedia indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos. No entanto, o juiz Giordano Costa, da 4ª Vara Cível de Brasília, entendeu que a fala estava inserida no contexto de debate político e protegida pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar.  
Na decisão, o magistrado afirmou que a ação apresentava “nítido viés de perseguição política” e que tentava transformar o Judiciário em árbitro de disputas ideológicas. Segundo ele, divergências políticas e críticas públicas fazem parte do ambiente democrático e não configuram automaticamente dano coletivo.  
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e reacendeu discussões sobre os limites da liberdade de expressão no debate político brasileiro. Enquanto apoiadores da deputada defenderam a decisão como proteção à livre manifestação parlamentar, críticos questionaram o tom utilizado por representantes públicos durante discussões ideológicas.  

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Prefeito Valderico Jr acabar de anunciar em suas redes sociais o CANCELAMENTO do evento que estava marcado para o mês de junho.

Ilhéus não terá festejos juninos! O prefeito Valderico Jr acabar de anunciar em suas redes sociais o CANCELAMENTO do evento que estava marcado para o mês de junho. Segundo ele, atendendo as normativas do Ministério Público e focando no que mais importa no momento .
Os festejos, que já estavam na programação de muitas bandas e também dos foliões vai esperar mais um ano 
"Nosso São João Amado voltará mais forte e mais amado ano que vem". Disse o líder do executivo municipal.
 Pessoal, não teremos o Meu São João Amado 2026. A decisão, embora difícil, foi tomada com muita responsabilidade, em respeito às normativas do Ministério Público."

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um reajuste no preço da gasolina vendida às distribuidoras

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um reajuste no preço da gasolina vendida às distribuidoras. A mudança entra em vigor nesta sexta-feira (29) e vale para a gasolina tipo A (vendida às distribuidoras antes da mistura com etanol).
Segundo a estatal, o preço da gasolina A terá aumento de R$ 0,48 por litro. Ao mesmo tempo, no entanto, a Petrobras aplicará um desconto de R$ 0,44 por litro por meio de uma subvenção econômica criada pelo governo federal para segurar a alta do combustível.
Para as distribuidoras, portanto, o valor médio do litro passará de R$ 2,57 para R$ 2,61, uma alta de R$ 0,04. Para o consumidor, o impacto deve ser ainda menor, segundo a Petrobras.