domingo, 31 de maio de 2026

VALDERICO JUNIOR FORTALECE POLÍTICA DE RECICLAGEM COM ENTREGA DE NOVO GALPÃO EM ILHÉUS

A inauguração do galpão Recicla Ilhéus, realizada nesta sexta-feira (29), representa mais um passo da gestão do prefeito Valderico Junior na consolidação de políticas voltadas à sustentabilidade e à geração de renda. O ato de entrega reuniu a vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, representantes da imprensa e moradores do município.
O novo equipamento integra as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos sólidos, conforme determina a Lei Municipal nº 3.804/2016. Com a implantação do Recicla Ilhéus, a cidade passa a integrar o grupo de municípios baianos que contam com um espaço estruturado e apropriado para o trabalho de associações de reciclagem, ampliandoas políticas públicas voltadas ao setor no estado. O galpão atenderá trabalhadores da Associação Reciclando para Viver Melhor, que atuavam no antigo lixão do Itariri, que foi desativado em 2022. Além da entrega da estrutura, a Prefeitura de Ilhéus também vem desenvolvendo ações de apoio às famílias vinculadas à associação, por meio da distribuição de cestas básicas.
Os trabalhadores passam a contar a partir de agora com um ambiente mais organizado e seguro para desenvolver suas atividades, armazenar materiais e ampliar a capacidade de comercialização dos recicláveis.De acordo com Valderico Junior, a entrega reforça o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores da reciclagem e com a geração de oportunidades para o setor. “Quem trabalha com reciclagem sabe das dificuldades que enfrenta no dia a dia. Esse galpão é uma forma de dar mais condições para que esses trabalhadores possam produzir mais, organizar melhor o material e aumentar sua renda”, afirmou.
A entrega do galpão também fortalece as cooperativas e amplia as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos e à preservação ambiental.

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton

A Justiça do Distrito Federal arquivou uma ação movida contra a deputada federal Erika Hilton após uma publicação em que críticos foram chamados de “imbeCIS”, termo usado pela parlamentar em meio a debates sobre sua eleição para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara.  
A ação havia sido apresentada pela ONG Mátria, que pedia indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos. No entanto, o juiz Giordano Costa, da 4ª Vara Cível de Brasília, entendeu que a fala estava inserida no contexto de debate político e protegida pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar.  
Na decisão, o magistrado afirmou que a ação apresentava “nítido viés de perseguição política” e que tentava transformar o Judiciário em árbitro de disputas ideológicas. Segundo ele, divergências políticas e críticas públicas fazem parte do ambiente democrático e não configuram automaticamente dano coletivo.  
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e reacendeu discussões sobre os limites da liberdade de expressão no debate político brasileiro. Enquanto apoiadores da deputada defenderam a decisão como proteção à livre manifestação parlamentar, críticos questionaram o tom utilizado por representantes públicos durante discussões ideológicas.  

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Prefeito Valderico Jr acabar de anunciar em suas redes sociais o CANCELAMENTO do evento que estava marcado para o mês de junho.

Ilhéus não terá festejos juninos! O prefeito Valderico Jr acabar de anunciar em suas redes sociais o CANCELAMENTO do evento que estava marcado para o mês de junho. Segundo ele, atendendo as normativas do Ministério Público e focando no que mais importa no momento .
Os festejos, que já estavam na programação de muitas bandas e também dos foliões vai esperar mais um ano 
"Nosso São João Amado voltará mais forte e mais amado ano que vem". Disse o líder do executivo municipal.
 Pessoal, não teremos o Meu São João Amado 2026. A decisão, embora difícil, foi tomada com muita responsabilidade, em respeito às normativas do Ministério Público."

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um reajuste no preço da gasolina vendida às distribuidoras

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) um reajuste no preço da gasolina vendida às distribuidoras. A mudança entra em vigor nesta sexta-feira (29) e vale para a gasolina tipo A (vendida às distribuidoras antes da mistura com etanol).
Segundo a estatal, o preço da gasolina A terá aumento de R$ 0,48 por litro. Ao mesmo tempo, no entanto, a Petrobras aplicará um desconto de R$ 0,44 por litro por meio de uma subvenção econômica criada pelo governo federal para segurar a alta do combustível.
Para as distribuidoras, portanto, o valor médio do litro passará de R$ 2,57 para R$ 2,61, uma alta de R$ 0,04. Para o consumidor, o impacto deve ser ainda menor, segundo a Petrobras.

domingo, 24 de maio de 2026

prefeitura alerta empresas a tirarem cabeamento de poste em praça...

Cabeamentos de internet e telefonia devem ser removidos para permitir a retirada de poste
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informa que realizará a remoção de um poste localizado na Praça Lomanto Júnior, próximo à cabeceira da Ponte.
Para a execução do serviço, as empresas de internet e telefonia que possuem cabeamentos instalados no local deverão retirar as estruturas sob sua responsabilidade até o dia 25 de maio.
Após esse prazo, a Prefeitura dará continuidade aos procedimentos necessários para a remoção do poste. A retirada prévia dos cabeamentos é indispensável para a realização do serviço.

Detran exigirá exame toxicológico de motoristas brasileiros em 2026 — quem não fizer perderá o direito de dirigir..

O Brasil adotou uma nova regra para candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. O exame toxicológico se tornou obrigatório, conforme decisão do Congresso Nacional. Essa exigência, implementada em todo o país, afeta aspirantes a condutores que agora devem apresentar um laudo negativo antes de dirigir qualquer veículo.A medida vem em resposta a preocupações com o aumento do consumo de drogas entre jovens, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Pesquisas mostram crescimento no uso de substâncias ilícitas entre pessoas de 14 a 29 anos, grupo com alto índice de acidentes de trânsito. Essa exigência já havia sido imposta para motoristas profissionais em 2016.
Nova face da habilitação
Além da obrigatoriedade do exame toxicológico, outras alterações estão sendo propostas para tornar o processo de habilitação mais acessível, como o programa “CNH para Todos” em 2026.

sábado, 23 de maio de 2026

Deolane é presa veja notícias


Investigação aponta Deolane como “verdadeiro caixa” do PCC.
Expressão aparece em documento que embasou pedido de prisão preventiva e descreve papel atribuído à influenciadora em suposta estrutura de lavagem de dinheiro.
A investigação que levou à prisão da influenciadora e advogada Deolane Bezerra realizada nesta quinta-feira (21), pelo Gaeco de Presidente Prudente e com apoio da Polícia Civil de São Paulo, atribui a ela um papel central na suposta engrenagem financeira observada pela Operação Vérnix.
Em um dos trechos mais contundentes do relatório policial acolhido pelo Ministério Público e utilizado como fundamento para o pedido de prisão preventiva, os investigadores afirmam que Deolane funcionaria como um “verdadeiro caixa” do PCC (Primeiro Comando da Capital), ocultando recursos e permitindo sua circulação com aparência de legalidade.
A expressão aparece no capítulo que trata da necessidade de decretação das prisões cautelares. Segundo o documento, restou demonstrado que Deolane Bezerra funciona como um “verdadeiro caixa da facção criminosa, ocultando valores em seu nome, os quais estão sempre disponíveis à ORCRIM (organização criminosa)”.
Para além disso, o relatório indica que a “atuação pública e midiática favorece referida situação, transparecendo ares de legalidade”, em referência ao lado influencer de Deolane.
Na prática, a expressão utilizada pelos investigadores não se refere à guarda física de dinheiro. No contexto descrito nos autos, o termo é usado para indicar alguém que, segundo a tese investigativa, teria função de receber, movimentar, concentrar ou dar aparência de origem lícita a recursos supostamente vinculados à organização criminosa.
Segundo o relatório do inquérito policial, a investigação concluiu que havia uma estrutura organizada para lavagem de capitais composta por diferentes núcleos, como decisório, financeiro, operacional e familiar, que atuariam de forma coordenada e permanente. De acordo com os investigadores, Deolane estaria inserida na fase de integração dos recursos ao sistema financeiro formal.