O novo equipamento integra as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos sólidos, conforme determina a Lei Municipal nº 3.804/2016. Com a implantação do Recicla Ilhéus, a cidade passa a integrar o grupo de municípios baianos que contam com um espaço estruturado e apropriado para o trabalho de associações de reciclagem, ampliandoas políticas públicas voltadas ao setor no estado. O galpão atenderá trabalhadores da Associação Reciclando para Viver Melhor, que atuavam no antigo lixão do Itariri, que foi desativado em 2022. Além da entrega da estrutura, a Prefeitura de Ilhéus também vem desenvolvendo ações de apoio às famílias vinculadas à associação, por meio da distribuição de cestas básicas.
Os trabalhadores passam a contar a partir de agora com um ambiente mais organizado e seguro para desenvolver suas atividades, armazenar materiais e ampliar a capacidade de comercialização dos recicláveis.De acordo com Valderico Junior, a entrega reforça o compromisso da gestão com a valorização dos trabalhadores da reciclagem e com a geração de oportunidades para o setor. “Quem trabalha com reciclagem sabe das dificuldades que enfrenta no dia a dia. Esse galpão é uma forma de dar mais condições para que esses trabalhadores possam produzir mais, organizar melhor o material e aumentar sua renda”, afirmou.
A entrega do galpão também fortalece as cooperativas e amplia as ações do município voltadas à destinação correta dos resíduos e à preservação ambiental.