sábado, 9 de maio de 2026

Ilhéus duplicação da zona sul de ser retomada com praso de 540 dias para finalizar...

O contrato para retomada da duplicação da BA-001 em Ilhéus prevê a execução dos serviços em até 540 dias, contados a partir desta quinta-feira (7), data de sua publicação, conforme extrato obtido pelo PIMENTA. Como antecipado pelo site no dia 15 de abril, a empresa Coesa Construção e Montagens S.A venceu a licitação no valor de R$ 29.190.510,34.
Trata-se da segunda etapa da duplicação do trecho da BA-001 na zona sul do município, que se estenderá por 3,5 quilômetros, da Cabana Guarany até o residencial Brisa do Mar. A primeira etapa, entregue em 2021, duplicou a rodovia integrando-a ao sistema viário da Ponte Jorge Amado, inaugurada no ano anterior. Todas intervenções resultadas de investimentos do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).
As obras da segunda etapa da duplicação estão paradas desde julho de 2024, quando o Grupo Ideal, primeira empresa contratada para os serviços, desmontou seu canteiro e interrompeu a execução do contrato. Segunda contratada para a execução do trabalho, a DX Construtora não chegou a iniciá-lo..

quinta-feira, 7 de maio de 2026

Brasil um país aonde multa bilionária vira piada..

📜 Brasil, o país onde até multa bilionária vira piada pronta…
A JBS tinha uma multa de R$ 10,3 bilhões. Mas aí o ministro Dias Toffoli, com sua caneta digna de fada madrinha, decidiu suspender o pagamento. ✨  
Sim, é verdade: a empresa se livrou da cobrança no STF. E sim, também é verdade que a esposa dele, Roberta Rangel, advoga para a J&F (controladora da JBS).  
Agora, se você esperava que o Brasil fosse sério… parabéns, você ainda acredita em Papai Noel. 🎅  
Porque aqui funciona assim: você rala pra pagar imposto, enquanto empresas gigantes conseguem transformar bilhões em pó com uma assinatura. E o melhor: tudo dentro da lei, com direito a toga e cafezinho. ☕⚖️  
Final feliz: empresa salva, ministro tranquilo, advogada atuando. E nós? Nós seguimos no papel de palhaço oficial da República — só falta o nariz vermelho no CPF..

Funcionários denuncia situação precatória na minha casa minha vida no Iguape ilhéus Bahia

Funcionários da obra do condomínio Minha Casa Minha Vida, no Mirante do Almada, no Iguape, em Ilhéus, estão denunciando uma série de problemas graves enfrentados no local. Segundo os relatos, trabalhadores estão há mais de 15 dias sem acesso a água potável adequada, sendo obrigados a consumir água quente. Em alguns casos, funcionários afirmam que precisaram tirar dinheiro do próprio bolso para comprar copos, já que estavam pegando recipientes do lixo, lavando, para conseguir beber água.
Além disso, os trabalhadores denunciam um ambiente de pressão e medo, com relatos de ameaças de demissão, perseguição e falta de segurança tanto no campo técnico quanto no canteiro de obras. A situação tem gerado revolta entre os colaboradores.
Outro ponto grave é a demissão de 17 funcionários, que, segundo as denúncias, não receberam valores referentes a horas trabalhadas nem produção.
Os trabalhadores afirmam que já buscaram apoio do sindicato, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. Diante disso, fazem um apelo direto ao Ministério do Trabalho para que fiscalize a situação e tome as medidas cabíveis.
O caso chama atenção para possíveis irregularidades trabalhistas e condições desumanas enfrentadas por quem atua na construção do empreendimento.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Declarações de um humorista sobre a realidade do nordeste.

O humorista Emerson Ceará voltou a repercutir nas redes sociais após responder a críticas sobre uma declaração envolvendo suas memórias do sertão nordestino. Segundo ele, páginas na internet chegaram a afirmar que teria sido “cancelado” após relatar que suas lembranças da região são marcadas por dor e sofrimento.
Em vídeo, o comediante afirmou que não pretende suavizar sua visão apenas para agradar opiniões políticas. “Eu não vou falar que é maravilhoso só para agradar a ‘esquerdada’”, disse. Ele explicou que sua percepção vem da própria vivência e relembrou dificuldades enfrentadas ao longo da vida no interior.
Emerson também destacou que, mesmo após cerca de 20 anos fora da região, ainda enxerga poucos avanços ao retornar. “Volto lá e vejo os mesmos buracos, o mesmo povo necessitado”, afirmou, em tom crítico. De forma irônica, ele questionou se esperavam que dissesse que o sertão teria se transformado em um lugar turístico idealizado.
O episódio reacende o debate sobre como o Nordeste é retratado no discurso público, evidenciando o contraste entre experiências individuais e a complexidade social de uma das regiões mais diversas do país.